O hábito de fumar é um dos principais fatores de risco para o coração, sendo responsável por grande parte das mortes por doenças cardiovasculares.
Aqui você vai saber mais sobre os efeitos nocivos do cigarro no coração e como você pode proteger sua saúde.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é responsável por aproximadamente 12% de todas as mortes cardiovasculares em todo o mundo.
Simplificando, dentre os efeitos cardiovasculares do cigarro estão:
1 - Aumento da pressão arterial: O monóxido de carbono presente no fumo do cigarro reduz a quantidade de oxigênio disponível no sangue, o que aumenta a pressão arterial.
2 - Endurecimento das artérias: O tabagismo pode causar a Aterosclerose, que representa o entupimento e o endurecimento das artérias, que pode levar a problemas cardiovasculares graves, como ataque cardíaco (infarto) e derrames (AVC).
3 - Danos ao músculo cardíaco: O fumo do cigarro pode danificar o músculo cardíaco, reduzir a função cardiovascular e aumentar o risco de doença cardíaca.
4 - Formação de trombos e coágulos nos vasos: O tabagismo aumenta o risco de formação de trombos nas artérias e veias, que podem levar a problemas cardiovasculares graves, como infarto, AVC e oclusões arteriais em todo organismo.
5 - Redução da capacidade de exercício: O tabagismo pode prejudicar a capacidade de realizar atividades físicas, levando a cansaço, falta de ar e dor nas pernas.
Para proteger a saúde do coração, é extremamente importante PARAR DE FUMAR! A dificuldade em interromper o vício é real e pode parecer impossível para muitos, mas saiba que existem muitos recursos para auxiliar, como grupos de apoio, uso de medicações e adesivos/gomas de mascar de nicotina, sendo essencial acompanhamento de um médico para as prescrições e suporte.